terça-feira, 21 de dezembro de 2010

MISSA DO GALO - história


Missa do Galo é o nome dado em países católicos à missa celebrada depois do jantar da Véspera de Natal que começa à meia noite de 24 para 25 de Dezembro.

Seu nome consagra a lenda segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado, anunciando a vinda do Messias. Outra origem da expressão é citada em o De onde vem as palavras, de Deonísio da Silva (Editora A Girafa): como o fato de a Missa de Natal normalmente terminar muito tarde "quando as pessoas voltavam para casa, os galos já estavam cantando".

Na Missa do Galo já todas as velas do Advento se encontram acesas e canta-se o cântico de Glória. Dada a sua importância, o próprio papa faz questão de rezá-la. Para ir na Missa do Galo não precisa comprar ingressos, No vaticano ela ocorre na frente do Vaticano.

Tradicionalmente, depois da missa, as famílias voltam para casa, colocam a imagem do Menino Jesus no Presépio, distribuem os presentes e compartilham a Ceia de Natal.

A missa do galo é celebrada, em Roma, desde o século V, na Basílica de Santa Maria Maior.

Em 2009, o papa Bento XVI foi atacado e derrubado por uma jovem enquanto seguia para o altar. O incidente foi notícia em todo o mundo e tornou-se um dos destaques das últimas semanas do ano. Após o ocorrido a Guarda do Vaticano notificou que prentende reforçar as medidas de segurança do papa.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Missa_do_Galo
imagem: http://josicocard.blogspot.com/2009_12_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário