segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

CEIA DE NATAL - Dicas para uma ceia mais saudável e light


CEIA DE NATAL

Dicas para uma ceia mais saudável e light
Márcia Wirth | Excelência em Comunicação na Saúde

Você quer consumir as delícias típicas de final de ano e manter o peso?

Confira as sugestões das nutricionistas da rede de Clínicas Anna Aslan

Escolha uma bebida menos calórica para brindar

As bebidas alcoólicas em geral são muito calóricas. Cada grama de álcool fornece 7 calorias, enquanto os carboidratos e proteínas fornecem 4.
“Na hora de escolher, opte pelos destilados – vodca e uísque – pois esses são consumidos em um volume menor que os fermentados, como vinhos e cerveja. Muito cuidado com os coquetéis, pois utilizam frutas muito calóricas, açúcar, leite condensado, licores e álcool”, ensina Renata Rothbarth.

Cuidado com os ingredientes adicionados ao arroz

O arroz é considerado o melhor carboidrato para acompanhar os assados nas ceias de final de ano. Pode ser integral ou polido, não há diferença calórica entre eles, sendo o integral mais saudável por ser rico em fibras e nutrientes. Servido à grega, indiano, com lentilha ou na forma de risotos, ele é indispensável em um cardápio equilibrado. “O cuidado é com o que acrescentamos ao arroz. Devemos optar por carnes magras frescas ao invés de embutidos como presuntos, peito de peru ou blanquette, mesmo que magros, ou adicionar apenas vegetais ou oleaginosas,no arroz à grega, uma vez que a oferta protéica a partir das carnes costuma ser farta nessas ocasiões.”, sugere Mariana Reis.

Prepare uma farofa mais magrinha

A farofa é outra delícia que pode fazer parte das ceias de final de ano.
É importante saber que cada colher de farinha de mandioca ou de milho usada no preparo da farofa equivale em calorias e em carboidrato a até três colheres de arroz, isso sem contar todos os ingredientes utilizados no preparo da farofa.“Aqui, vale tudo para reduzir o valor calórico, como evitar fritar a farinha em óleos e margarinas, uma vez que esses ingredientes são gorduras e, portanto, muito mais calóricos do que a própria farinha”, afirma a nutricionista Juliana Schmitt, nutricionista da rede de Clínicas Anna Aslan da unidade de Porto Alegre.

Não fuja da celebração, prepare-se adequadamente para este período do ano

Para quem está tentando perder peso, não há motivos para resistir às ceias de Natal e Ano Novo. Elas são deliciosas e tradicionais, reúnem famílias, estreitam os laços com amigos e colegas de trabalho e aproximam as gerações. Não podemos alterá-las para uma versão onde os alimentos e as receitas nada têm a ver com as festas e a tradição do final de ano. “A mesa precisa do assado, da farofa, do arroz elaborado, das frutas secas, das castanhas e das sobremesas. Mas tudo deve ser preparado para uma deliciosa noite de festas, não para uma semana de comemoração, como acontece quando exageramos nas porções e variedade, que voltam à geladeira e à mesa, várias vezes, na semana após a festa”, recomenda a nutricionista Renata Rothbarth da unidade de Curitiba da Rede de Clínicas Anna Aslan.
Panetones devem ser consumidos com moderação

O panetone é uma das iguarias natalinas mais calóricas. “Mas nem por isso precisamos cortá-lo do nosso cardápio, pois há pessoas que esperam o ano inteiro para se fartar com a iguaria. Sugiro que o panetone tradicional seja consumidocom moderação. É possível substituir o pão francês com manteiga ou geléia por uma fatia fina de panetone no café da manhã”, explica a nutricionista Mariana Reis,da unidade de São Paulo da Rede de Clínicas Anna Aslan. Há também a opção do panetone light. A nutricionista lembra que para quem está tentando manter o peso, as versões do panetone que fogem da tradicional - chocolate, recheados com mousse, com gianduia, com nutella – estão fora de cogitação.

Prefira carnes mais magras

Devemos escolher as carnes magras, como o tender, o chester, o lombo ou até o cordeiro, que mesmo não sendo tão magra, ainda assim é melhor escolha que o pernil ou o leitão. “Mesmo as carnes mais tradicionais, como o pernil, podem fazer parte desse cardápio, o que não podemos é exagerar nas porções.
Se houver mais que uma opção de carne, devemos escolher apenas uma, ou um pedaço pequeno de cada opção”, recomenda a nutricionista Juliana Schmitt, nutricionista da rede de Clínicas Anna Aslan da unidade de Porto Alegre.

Atenção com as frutas da época, elas são todas muito calóricas

Tâmaras, damascos, castanhas e figos não podem ser consumidos à vontade.
“Estas frutas da época são todas muito calóricas. Devemos consumi-las com moderação. Uma dica é utilizá-las na preparação de outros alimentos, como nozes no salpicão, ou damascos com lombo, porque assim dividimos uma porção para a família toda e não comemos tanto. As versões cristalizadas
destas mesmas frutas são mais calóricas ainda do que as frescas e devem ser consumidas com mais moderação”, alerta a nutricionista Renata Rothbarth da unidade de Curitiba da Rede de Clínicas Anna Aslan.

Evite o excesso de sobremesas

Na avaliação de Mariana Reis, as sobremesas desta época do ano são, em geral, muito calóricas, principalmente, as que utilizam leite condensado e/ou creme de leite na sua composição. “As gelatinas incolores podem ser utilizadas como uma alternativa. Existem formas muito criativas de prepará-las, deixando-as mais agradáveis e apetitosas, como por exemplo, prepará-las usando o suco e pedaços
das frutas. Podemos, também, servir um banquete de frutas como sobremesa, reduzindo o valor calórico e aumentando a oferta de nutrientes da ceia”,orienta a nutricionista.

A ceia deve durar apenas um dia

O comportamento mais recomendável para não ganhar peso no final de ano é acabar com a Ceia de Natal, na noite de Natal, e com a de Ano Novo, na noite do dia 31.
“No dia seguinte a estas datas, devemos adotar uma dieta balanceada e leve.
As compensações e dietas restritivas em nada nos ajudam. A ingestão de uma quantidade maior de água sempre ajuda a combater a desidratação, causada pelas bebidas alcoólicas e pelo consumo muitas vezes exagerado do sal”, reforça Juliana Schmitt.

fonte: http://www.sortimentos.com/fim_de_ano/festa-de-natal-reveillon-dicas-para-ceia-saudavel-light-02.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário