quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

AMIGO SECRETO


Fui procurar algumas dicas sobre a divertida e econômica brincadeira do "Amigo secreto" que todos os anos fazemos aqui entre nós. E me surpreendi com com essa apresentação do blog Rosamundo, perfeita!!!!

Vou só incluir na minha lista dos temáticos presentes artesanais 

Segue as dicas:

Amigo Secreto – saia do lugar comum!


Publicado em outubro 19, 2009 por rosamundo

Todo ano é a mesma coisa, na hora da troca de presentes ninguém é muito criativo e a brincadeira acaba sendo sempre igual. Para dar um up na festa, selecionamos 10 brincadeiras diferentes, que podem se adaptar ao seu tipo de comemoração.

1- Amigo secreto ao contrário

Esta é uma variante bem divertida do tradicional amigo secreto. Normalmente a pessoa dá dicas sobre o seu presenteado e os outros participantes vão tentando adivinhar quem é a pessoa. Nessa versão é ao contrário.

1- Um dos participantes se vira de costas com os olhos fechados.

2- A pessoa que o sorteou levanta a mão e indica em silêncio que é seu amigo secreto, dessa maneira todos ficam sabendo exceto a pessoa com os olhos fechados.

3- Depois disso a pessoa de costas se vira e a brincadeira começa. Todos os presentes começam a dar dicas sobre o amigo secreto dessa pessoa e é ela quem tem que descobrir sua identidade.

2- Amigo secreto temático

Ideal para pessoas que não se conhecem muito bem.

1- O tema do presente é escolhido. Podem ser:

- Apenas canecas

- Apenas agendas

- Apenas CD’s

- Apenas versos

- Apenas chocolates

- Apenas vinhos

- Apenas calcinhas com desenhos

- Apenas bonés

- Apenas objetos eróticos (não aconselhado para famílias!!!)

- Apenas camisetas

- Apenas livros, etc.

2- O sorteio é feito e uma caixinha de mensagens é deixada em algum local de comum acesso.

3- As pessoas vão colocando diariamente bilhetinhos com uma dica diferente de sua personalidade, gostos, preferências…

4- O amigo secreto, através dessas dicas, vai traçando um perfil do seu futuro presenteado e poderá escolher o presente que for mais adequado para aquela pessoa.

3- Amigo secreto econômico

Como o próprio nome diz esse é para quando a grana está curta.

1- Escolhe-se um valor simbólico: R$ 5,00 por exemplo, ou escolhe-se o tema “lojas de R$ 1,99” (que é bem interessante também).

2- A pessoa compra o presente sem saber quem será seu presenteado. Ela deve escolher alguma coisa útil ou bonitinha ou engraçada…

3- O sorteio é feito no próprio dia e hora do amigo secreto.

4- Amigo secreto dança das cadeiras

Essa brincadeira é ideal para os que gostam de jogos. É muito divertido!

1- O presente é comprado respeitando-se o valor estipulado e a embalagem deve ser bem caprichada. O legal é que o embrulho seja objeto de desejo entre os participantes.

2- Os pacotes são numerados. A dança das cadeiras começa e cada pessoa que sai da brincadeira ganha um número correspondente a um pacote, ao final ela pode “resgatar” seu presente.

5- Amigo secreto com fotos

Essa brincadeira pode ser bem legal se feita em ambientes corporativos onde as pessoas não se conhecem muito bem.

1- No dia do sorteio cada um leva uma foto sua ainda bebê (é importante que seja ainda bem novinho para não ser facilmente reconhecido).

2- Essa foto será colocada em um envelope lacrado e ao invés do nome, a pessoa deve colocar um pseudônimo.

3- Cada um sorteia um envelope.

4- A brincadeira consiste em a pessoa tentar adivinhar quem é o bebê da foto e lhe comprar um presente. Corre o risco de a pessoa errar na adivinhação, o que também fará parte da brincadeira, porisso os presentes não devem ser muito pessoais.

6- Quero trocar o presente

1- A pessoa deve comprar um presente legal, dentro do valor estipulado, sempre pensando que aquele pode ser o seu. No presente, ela deverá fixar um papel com uma adivinhação.

2- Ao chegarem, todos os participantes devem ir colocando seu presente dentro de uma grande caixa, que estará em lugar protegido dos olhos dos outros participantes. Por enquanto a pessoa que trouxe o presente terá a identidade preservada, somente mais tarde ela poderá dizer que foi ela quem trouxe determinado presente. O interessante é que os embrulhos sejam bem elaborados, e atraiam ao máximo os olhares. Quando todos tiverem chegado, os pacotes devem ser numerados.

3- O sorteio é iniciado e a pessoa vai recebendo o presente de acordo com seu número. Se ela é a primeira sorteada, ela recebe o pacote número 1.

4- Depois que todos receberam seus presentes, ainda sem abri-los, ela poderá optar pela troca do pacote por outro, sempre respeitando a colocação do sorteio. A troca poderá ser feita apenas 1 vez. Caso ela queira ficar com o primeiro presente que tirou, ela também pode optar pela “não troca”. Caso algum dos presentes na hora da sua troca optar pelo dela, ela terá que ceder.

5- Importante: para que a pessoa consiga fazer a troca do presente que tirou por um outro, ela deverá acertar a adivinhação fixada no presente que está com ela.

6- Dessa maneira os presentes vão sendo trocados até que a última pessoa tenha sua oportunidade. Depois disso os presentes estarão com seus donos definitivos.

7- Amigo secreto com significado

Nessa brincadeira, o importante é o que você ofereça um presente pessoal para a pessoa presenteada. Também ideal para os sorteios que não podem ser feitos com antecedência, muitas vezes por dificuldade em reunir todos os participantes.

1- O sorteio é feito na hora.

2- A pessoa escolhe um presente que seja pessoal e tenha algum significado importante. A idéia é passar para o seu amigo secreto uma experiência, uma mensagem que faz diferença em sua vida, algo que traga algum significado.

3- Quando a pessoa fizer a entrega do presente, ela deve dizer em voz alta o significado do presente que será aberto na hora. Dessa maneira todos poderão participar daquele momento e conhecer um pouco mais sobre a pessoa.

8- Amigo secreto personalizado

Nessa brincadeira o presente deverá ser confeccionado ou mesmo personalizado pela pessoa que está presenteando. Ex: porta retratos, bolsas, pintura, escultura, prato de doce caseiro…

9- Amigo secreto de Frases

1- Várias frases que se completam em duas partes são escritas.

- Exemplo 1: frase – “Eu sou um pomar!” Frase que completa - “Eu sou sua laranjeira!”

- Exemplo 2: frase – “ Eu sou a música!” Frase que completa – “Eu sou seu violino!”

- Exemplo 3: frase – “ Eu sou cor!” Frase que completa – “Eu sou seu arco íris!”, e assim por diante…

2- As pessoas sorteiam as frases sem saber quem é seu par ou seu futuro amigo secreto.

3- O presente deve ser comprado sem que a pessoa saiba quem é o seu presenteado.

4- Na hora do sorteio, cada pessoa lê sua frase e a pessoa que tem o seu complemento se apresenta.

10- Amigo secreto do desapego


Essa brincadeira é bacana de ser feita entre amigos que já se conhecem.

1- Cada participante escolhe um objeto de certa estima do qual deseja se desapegar. Algo que não é mais útil mas não consegue tirar do fundo do guarda-roupas ou gaveta. Não pode ser qualquer coisa tem que ter algum significado na vida da pessoa.

2- Como em um ritual, na hora da troca de presentes, a pessoa deve declarar alto e em bom tom que está se desapegando daquele objeto e porque não conseguia se desvencilhar dele.

FONTE: http://rosamundopresentes.blog.br/2009/10/19/amigo-secreto-saia-do-lugar-comum/

Nenhum comentário:

Postar um comentário