terça-feira, 21 de setembro de 2010

TERAPIA COMUNITÁRIA - APRESENTAÇÃO:


O que é Terapia Comunitária?

Terapia Comunitária é uma técnica simples de trabalho em grupo, solidamente ancorado em cinco pilares teóricos : Teoria da Comunicação, Pensamento Sistêmico, Antropologia Cultural, Resiliência e Pedagogia da Autonomia.

Criada por um brasileiro, Prof. Dr. Adalberto Barreto, docente de Medicina Social da Universidade Federal do Ceará, que desde 1987 tem divulgado a técnica por vários estados brasileiros e no âmbito internacional.

Este instrumento surgiu da necessidade de atender a grande demanda de pessoas com problemas e sofrimento psíquico. Trata-se de um procedimento terapêutico de caráter preventivo em saúde - atenção primária, fomentador de cidadania que permite a construção de redes solidárias, portanto uma ferramenta de promoção de saúde.

Vem sendo desenvolvido em comunidades carentes, em contextos de precariedades fundamentais, na rede básica de saúde, através de equipes institucionais públicas, privadas e ou voluntárias. A aplicação da terapia comunitária na saúde vem revelando-se um instrumento útil, pela sua simplicidade, a aplicabilidade fácil por não exigir meios muito complexos e pode atingir um grande número de pessoas.

Como a Terapia Acontece?

A partir das boas-vindas estimula-se através de atividades lúdicas e verbais a expressão pessoal das dificuldades, problemas e conquistas. As relações se humanizam no contato com a história pessoal dos participantes. Tem um caráter pedagógico de viver em comunidade seguindo regras e colaborando para a expressão de todos usufrui da escolha pelo voto para estimular a cidadania.

O acesso a soluções criativas e múltiplas dentro de um ambiente acolhedor, qualificador e de suspensão de julgamentos capacita o indivíduo para novas experiências na sua vida e em seu próprio ambiente familiar.

fonte: http://www.tcendosp.com/
http://www.mismecdf.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário