quarta-feira, 13 de outubro de 2010

RADAR - história do feltro

Já postei aqui vários temas artesanais, fuxico, tecelagem, patchwork, crochê, bordado e outros, hoje vou escrever um pouquinho sobre o feltro. Um tecido gostoso e versátil para a produção de trabalhos manuais.

Antes trago um pouquinho da história do feltro.

Quais os tipos de feltro encontramos no mercado?

- O industrial e o artesanal.
Feltro industrial: é o tecido resultante do entrelaçamento de fibras de lã ou similares, através da ação combinada de agentes mecânicos e produtos químicos. É o mais antigo "Não Tecido". Suas principais aplicações são:fabricação de chapéus, filtros, brinquedos, acolchoados, forros de inverno, quadros de aviso, artesanato, etc

Feltro artesanal: É chamado de artesanal pela forma como é executado – à mão, de forma artesanal, sem a utilização de máquinas. O feltro é o resultado da transformação de pedaços de fibras de lã num textil.

Qual o material com que é feito o feltro?

O industrial: É um feltro produzido com fibras sintéticas, especialmente tratadas para utilização em forrações, vestuários, decorações e diversas outras finalidades.

É tinto com corantes especiais utilizados para evitar desbotamentos, obtendo-se um feltro com alta solidez a luz e fricção.



- O artesanal: Lã pura nas formas cardada e/ou penteada.
Cardada – lã apresentada em manta, de aspecto irregular e normalmente áspera ao toque.
Penteada – lã apresentada em mecha, de aspecto mais regular e certo e macia ao toque.

Como é feito o feltro ?

- Fricção, pressão e condensação das fibras.

UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DO FELTRO ARTESANAL:

Quais as técnicas ou processos utilizados na feltragem artesanal?

- “Needle felting” – feltro seco com a técnica da “agulha”
O feltro pode ser obtido através de um processo a que podemos chamar de “feltro seco”. Neste processo utiliza-se a feltragem com agulha – uma agulha especial para o efeito e que contém uma série de ranhuras. Ao contrário das agulhas conhecidas esta não serve para coser nem fazer laçadas de linha ou lã. A agulha utiliza-se picando as fibras de lã, arrastando-as e pressionando-as umas contra as outras e ligando-as dessa forma, entrelaçando-as. Normalmente utiliza-se a lã cardada nesta técnica porque a sua forma irregular proporciona um melhor e mais rápido entrelaçar das fibras e do seu aglomerar. É boa para fazer elementos decorativos e de grande pormenor, como bonecos, e que não tenham uso directo sobre a pele.

- “Wet felting” – feltro molhado com a técnica de “água e sabão”
O outro processos utilizado para fazer o feltro é o chamado, em oposição ao “feltro seco”, de “feltro molhado”, onde a fibra natural da lã é estimulada pela fricção e lubrificada pela humidade da água e pelo sabão (normalmente sabão de azeite puro). No processo de feltragem só aproximadamente 5% das fibras recebem a fricção a todo o momento, daí o processo ser contínuo e algo demorado para se atingir por este processo toda a matéria. Um exemplo - uma das formas de fazer feltro molhado é colocando uma peça de lã na máquina de lavar a uma alta temperatura – as fibras juntam-se quando combinadas com o movimento da máquina, com o calor e a humidade da água e com a adição do sabão. Daí que a roupa de lã deva ser lavada à mão ou na máquina em água fria senão corre-se o risco de a feltrar. Normalmente utiliza-se a lã penteada para esta técnica pela disposição das fibras e por as fibras serem mais lisas e compridas. Como também é mais macia é boa para utilizar em elementos que estejam em contacto com a pele.

Lã em Banda (penteada) - Natural

Esta lã é ideal para feltrar com a técnica do "Feltro Molhado" (Wet Felting) e para fiar. A raça das ovelhas, a cor, a espessura e a textura da lã proporciona trabalhos encantadores e muito diferentes.Escolha a que mais se adequa ao seu objectivo...



Lã em Banda (penteada) - Tingida

Esta lã é ideal para feltrar com a técnica do "Feltro Molhado" (Wet Felting) e é também utilizada para fiar.
As lãs de espessura mais fina (18 e 19,5 mic) são perfeitas para a técnica de " Nuno–Felting " que é utilizada sobre tecidos de seda, Chiffon, Organza, etc...


Lã em Manta (cardada) - Natural

Esta lã é ideal para feltrar com a técnica do "Feltro com Agulhas" (Needle Felting), podendo também ser utilizada para feltar coma técnica do "Feltro Molhado" (Wet Felting).
Estas lãs diferem muito nas suas características. Numas raças os pêlos são suaves, noutras crespas, etc...


Lã em Manta (cardada) - Tingida

Esta lã é ideal para feltrar com a técnica do "Feltro com Agulhas" (Needle Felting), podendo também ser utilizada para feltar coma técnica do "Feltro Molhado" (Wet Felting)...


E por fim o feltro sintético......
 Fabricante: Santa Fé  
Sua cartela de cores é ampla e obedece às tendências mundiais.
Composição: 60% Fibra de Poliéster, 25% Fibra Acrílica, 15% Fibra de Polipropileno.
Unidade: Metro (largura 1,40m)

fontes: http://www.feel4felt.com/Pag02.htm
http://tudofeltroloja.blogspot.com/2008/02/feltro-artesanal.html
http://www.casapinto.com.br/produtos/CPGlossarioTextil.html
http://www.clickfios.com.br/feltro-feltycril-larg.-1%2c40-m---santa-fe/FELT/61/2723/&cm1=25&m=B&-feltros-cm1-25

Um comentário: