domingo, 3 de outubro de 2010

INSPIRAÇÃO III - diversos (eva/canudinho/papel)

MANDALA DE E.V.A

Ao descobrir que sobras de Etil-Vinil-Acetato (E.V.A.) das indústrias não eram recicláveis e acabavam sendo jogadas em aterros sanitários, a artista plástica paulista Carla Tennenbaum decidiu criar peças que reaproveitassem esses materiais. Foi assim que, em 2000, desenvolveu mandalas coloridas feitas com o produto que era desperdiçado às toneladas no país.

– O E.V.A. tem um potencial artístico enorme, e é gostoso de trabalhar. Apesar de ser um derivado do petróleo, não é perigoso nem tóxico, mas ocupa um espaço muito grande. Jogá-lo fora é um enorme desperdício. Pensando nisso, comecei a desenvolver técnicas para reutilizá-lo de forma útil e atrativa – explica Carla.

A produção, que começou por hobby, culminou no desenvolvimento do projeto Evamaria, cujo nome, além de fazer menção à sua matéria-prima, presta homenagem a dois símbolos da alma feminina. Em 2003, após receber um prêmio da Fundação de Design Latino Americano, na Holanda, a artista iniciou o processo de elaboração das peças.

Seu objetivo era dispensar qualquer produto químico na confecção das mandalas. Dois anos depois, após muitas tentativas, erros e acertos, Carla conseguiu chegar a uma peça de prolipropileno que substituiu definitivamente a cola. Os artigos produzidos por ela atualmente são todos de encaixe não aparente, que podem ser desmontados. Fonte: Zero Hora



POLTRONA E MANDALA DE CANUDINHOS

O artista escocês Scott Jarvie não criou uma cadeira de canudinhos só pela idéia decorativa da coisa. Ele usou 10 mil canudinhos coloridos como uma forma de mostrar e criticar a cultura do descartável que existe em nossa sociedade.
De acordo com ele, a idéia surgiu após a experiência de observar as composições estruturais das árvores. Excêntrico, para dizer o mínimo.
A cadeira foi selecionada por Zaha Hadid para fazer parte do seu Curators Choice Noise Festival de 2008.





GARRAFA DE VODKA OU WHISKY e ARTE NO PAPEL

fonte: http://ecotrendstips.blogspot.com/2009_05_01_archive.html
http://escafandro.blogtv.uol.com.br/artesplasticas?p=5&ID_TAG=0&idBlog=108
http://www.scottjarvie.co.uk/clutch.html
http://www.reviraideias.com.br/
http://decoracaodeaaz.blogspot.com/search/label/Arte%20em%20Papel

Nenhum comentário:

Postar um comentário