terça-feira, 3 de maio de 2011

ENTRE NÓS com Maria Emília Bottini

foto: Emília - Itália

MORANGOS AO ALCANCE DA MÃO
(Maria Emília Bottini)

Gosto muito de literatura infantil e os livros me são caros e nos reportam ao aprendizado mesmo em pequenas histórias, faço uso do livro infantil: Os Morangos de Rubem Alves, escritor e psicanalista e a partir deste farei breves considerações sobre o tema da autoestima.

Lá muito longe, do outro lado do mundo, num país onde o sol aparece quando aqui as estrelinhas começam a piscar. Lá, quando as crianças vão para a cama, os seus pais lhe contam a seguinte história:

“Um homem ia feliz pela floresta quando, de repente, ouviu um urro terrível. Era um leão. Ele teve muito medo e começou a correr. O medo era muito, a floresta era fechada. Ele não viu por onde ia caiu num precipício.

No desespero agarrou-se numa raiz de árvore, que saia da terra. Ali ficou dependurado sobre o abismo.

De repente olhou para sua frente: na parede do precipício crescia um pezinho de morangos.

Havia nele um moranguinho, gordo e vermelho e, bem ao alcance de sua mão. Fascinado por aquele momento, ele colheu carinhosamente o moranguinho, esquecido de tudo o mais. E o comeu. Estava delicioso!... Sorriu, então que na vida houvesse coisas tão belas”.

Essa história nos faz refletir sobre nossas vidas pelo menos a idéia é essa. Quais são os nossos precipícios e os nossos morangos? Sobretudo como lidamos com eles? Optamos por morangos permanentes e a vida é uma nuvem cor-de-rosa ou despencamos eternamente vitimizados por nossos precipícios?

Talvez muitas vezes nossos precipícios enormes e profundos são criados e alimentados por nós mesmos. Nem sempre é possível mudar nossas histórias familiares e pessoais, mas é possível resignificar, dar um outro olhar e assim construir outras possibilidades e caminhos novos.

Alguns precipícios estão na nossa forma de lidar com nossas dificuldades, não nos comunicamos, não temos tempo a perder, não dá para parar, tem que consumir, tem que ter dinheiro, tem que melhorar, tem que ter outro emprego, não nos amamos e não somos amados, cobramos e brigamos demais sendo a solidão e os sentimentos ruins muitas vezes nossos companheiros de jornada e tantos outros, afinal cada um constrói o seus precipícios particulares e o pior de tudo que habita neles.

É necessário que busquemos tempo para estarmos conosco mesmo, para colher e saborear nossos morangos. Isso exige de cada um espaços de vida para perceber que ao nosso redor há morangos, tendo entendimento que os precipícios nos acompanham sempre e nos ensinam constantemente suas lições. E são tantos os morangos! É uma questão de ver e colher, um livro que nos faz ir para outros mundos possíveis, o amor espontâneo, um abraço apertado, um beijo gostoso, a amorosidade familiar, o olhar das crianças, nossas pequenas conquistas pessoais e profissionais, a fé na esperança, a saudade de alguém, nossas paixões, nossos amigo de jornada, nossas vida, nossa saúde física e mental, e assim sucessivamente. Penso que a colheita seria grande e certamente muitas cestas ficariam fartas. Porque esquecemos de nossas pequenas colheitas diárias?

Refletir sobre autoestima nos torna melhor, uma vez que é a forma como nos sentimos acerca de nós mesmos é algo que afeta crucialmente todas as dimensões de nossas vidas. A base deste sentimento vem inegavelmente de nossos pais e da infância, ele é aprendido tanto no sentido positivo quanto no sentido negativo. Se aprendido podemos desaprender quando nos prejudica e nos torna infelizes, que ninguém se iluda está é uma tarefa para a vida inteira. Se me sinto bem e feliz com minhas qualidades e defeitos me sinto bem e feliz com os outros que me cercam. O contrário também é verdadeiro. O que podemos fazer para melhorar nossa autoestima?

Uma das questões importante é o cuidado conosco para não nos esquecermos de nós mesmos, isto envolve todos os sentidos, ao cruzar pelo espelho naquela pequena fração de segundos olhe para além do que esta refletido e tenha o seu melhor olhar aquele de gostosura por você mesmo, um olhar de querer sempre melhorar a si mesmo e seu entorno, pois temos responsabilidades conosco. Invista em relações saudáveis e amorosas. E não se esqueça de colher seus morangos diariamente e encontre tempo para saboreá-los e lembre-se que muitos estão ao alcance da mão. Boa colheita a todos.

[1]  Psicóloga e Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo  - RS (UPF). Aluna especial do programa de Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UNB).

9 comentários:

  1. Sempre falo: nos detalhes esta as
    coisas que Deus nos pede mais atenção!
    Parabéns por vc ver o detalhe e fazer
    uma colheita abençoada! bjssss

    ResponderExcluir
  2. Imressionante, lembro destas conversar a 10, 15 anos atras..... sei lá;; tanto tempo....
    Eu acredito em tudo... porque colho morangos vermelinhos e enormes, apesar de ter caido diversas vezes no precipicio... nós fizemos as nossas escolhas. A resposta é simples. Não há vitimas nem injustiçados, mas sim o que cada um faz com o poder de escolha. E nos soubemos aproveitar estas oportunidades...
    Querida amiga obrigada por fazer parte da minha vida...
    Feliz Aniversario!!!!

    ResponderExcluir
  3. É sempre muito bom ler coisas que tocam o coração!
    Temos que estar sempre atentos aos sinais da natureza...

    ResponderExcluir
  4. Emília querida,

    Quão singelo e alegórico é o seu texto.

    Aproveito também para parabenizá-la por seu aniversário.

    Que muitos morangos vermelhos lhe sejam fartos e possam acolher sua alma, hoje e sempre.

    Bjs,

    Verônica

    ResponderExcluir
  5. Querida afilhada e sobrinha!

    Que texto maravilhoso! Adorei!

    Um aniversário muito especial para você!
    Sua tia e dinda,

    Élide

    ResponderExcluir
  6. Grande Irmã

    Fazendo o que sabe de melhor.
    Sucesso na sua carreira

    Quando vir para o sul lhe dou o abraço de aniver

    Te amo
    1 Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi Amiga querida! Sempre que leio teu texto me emociono e lembro do teu carinho nos dias do Mestrado.
    Um abração bem apertado!! bjos

    Márcia A. Rosmann

    ResponderExcluir
  8. Lindooo!
    Emília, você sempre com palavras que emocionam.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Querida afilhada e sobrinha!
    Sempre que leio seus textos me emociono.
    Seja sempre inspirada por Deus.
    Beijos.
    Da tia e dinda Élide.

    ResponderExcluir