sábado, 2 de abril de 2011

BIJUTERIAS - flores de resina


Materiais: 
Alicates de bijuterias
corrente
elos
fechos
contas de bijuteria
cerâmica plástica
tinta acrílica para artesanato
pincel
toalhas de papel
prato com água
assadeira
forno
1ºpasso: Misture a cerâmica plástica para obter a cor desejada. Amasse bem a cerâmica para ela ficar bem maleável.

2ºpasso: Retire uma pequena quantidade e faça uma bolinha (do tamanho de uma ervilha) , abra a massa formando um disco.

3ºpasso; Faça o centro da rosa enrolando o disco de massa.

4ºpasso: Faça outra bolinha de massa  (um pouco maior, dessa vez) e amasse-a para formar o disco, como anteriormente.  E comece a molda-la em volta do miolo, formando as pétalas.

5ºpasso: Continue fazendo discos de massa, para formar as pétalas.

6ºpasso: Continue até chegar no tamanho de rosa que você deseja.

7ºpasso: Corte o fundo da rosa, de forma que fique plana.

8ºpasso: Faça o furo na parte inferior (pode usar palito de dente)

9ºpasso: Coloque-as para assar conforme as instruções do fabricante da cerâmica plástica.

Você pode finalizar o colar aqui, acrescentando as contas e corrente. Ou pode seguir os passas a seguir e obter um efeito envelhecido na sua rosa, fica bárbaro!!

10ºpasso: Separe as rosas, um copo com água, pincel, papel toalha e tinta acrílica marrom metálico e castanho escuro (você pode usar outras cores, como prata, dourado, bronze, também fica legal)

11ºpasso: Agora você vai passar a tinta diluída na água na rosa (primeiro a marrom metálica)

12ºpasso: E retire o excesso de tinta com o papel toalha, para que fique como na foto. Espere a tinta secar. Depois passe a tinta castanho escuro e retire o excesso com o papel toalha também. 
Passe quantas vezes a tinta você achar necessário, sempre retirando o excesso e aguardando a secagem.

Veja a difeRença entre as rosas que foram envelhecidas coma pintura (em cima) e as que não passaram por esse processo (em baixo). Faz uma diferença enorme, não?


Dicas - BIJU DE CRÂMICA PLÁSTICAS:

Verniz: muito cuidado com a aplicação do verniz. Use somente o apropriado para cerâmica plástica. Outros vernizes não secam nunca, ou melam depois de alguns dias. Nunca use esmalte extra-brilho pelo mesmo motivo.

Rolinhos (caneworks): você pode guardar seus rolinhos por dois meses ou mais, contanto que eles estejam envoltos em celofane ou plástica filme, e protegidos do sol e outras fontes de calor. Pessoalmente, recomendo não guardar por muito tempo, pois na hora de fatiar, o rolinho pode estar quebradiço e esfarelando. Neste caso, tente aquece-lo rolando-o levemente entre suas mãos.

Auxiliares: limpe bem com álcool todos os materiais usados no trabalho para melhor conservação dos mesmos.

Sobras: guarde todas as sobras de massa, sempre bem acondicionadas em plástico, pois elas são muito úteis tanto como recheio de algumas peças, como na confecção de moldes e em várias técnicas (marmorização, caleidoscópio, etc).

Cores: existem muitas cores de cerâmica plástica no mercado e, como elas são totalmente miscíveis, isto te possibilita criar uma variedade ainda maior. No entanto, não se esqueça que a massa já condicionada, deve ser usada logo por não ter mais a mesma durabilidade da que ainda não foi amassada.

Bolhas: tenha cuidado com a formação de bolhas de ar em seu trabalho, pois elas podem danificá-los e deformar os desenhos.Tenha sempre uma agulha por perto para perfurá-las.

Forno: Use seu forno convencional a gás, ou o elétrico. Se ele tiver como temperatura mínima 150° ou 180°, coloque suas peças sem pré-aquecer, ligue na temperatura mínima e deixe por 10 minutos com a porta fechada. Coloque um prendedor de madeira na porta, para que a mesma fique entreaberta e deixe assar mais 20 minutos. Desligue o forno, retire o prendedor e deixe as peças esfriarem lá dentro. É recomendável que o forno seja limpo freqüentemente com produtos para este fim. Nunca asse em forno microondas.

Lixa: para um acabamento mais liso e acetinado, lixe seu trabalho com uma lixa d'água grão 600 sempre molhando bem a peça e a lixa. Use uma bacia com água e uma gota de detergente de cozinha, para facilitar o trabalho. Esponjas abrasivas também são muito úteis no processo.

Teste: faça sempre um teste assando apenas uma pecinha para ver o resultado, pois os fornos são sempre diferentes um dos outros. Dessa forma você diminui bastante o risco de perder seu trabalho.

Lâmina: existem algumas bem flexíveis no mercado, porém são importadas e de difícil acesso.

Então, substituía por lâminas para estilete. Em alguns casos, até bisturis podem ser utilizados.

Amaciamento: Sove sempre pequenas porções da massa por vez. Aconselho no máximo meio bloco, pois se ela estiver muito dura você terá muita dificuldade em sovar porções grandes.

Harmonia: antes de começar algum trabalho, coloque as cores escolhidas na mesa e observe se elas estão em harmonia.Técnicas como o Millefiore, necessitam de cores contrastantes para destacas os desenhos.

FONTE: http://www.liafashion.net/epages/passiondelafemme.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/passiondelafemme/Categories/%22Passo%20a%20Passo%22/dicastruques

2 comentários:

  1. eu adorei estas peças,estou fazendo meu tcc sobre bijuterias em ceramica,queria mais detalhes...

    ResponderExcluir
  2. Preta, no final do post tem o link da fonte q retirei a matéria, lá vc vai encontrar muita coisa boa.

    Obrigado pela visita.

    bjus
    nice

    ResponderExcluir