domingo, 9 de janeiro de 2011

PATCHCOLAGEM - inspiração


Materiais necessários para qualquer tipo de patchcolagem com dicas preciosas da professora Icléia:

* Riscos ou moldes

* Retalhos variados de tecido (100% algodão)

* Ferro de passar

* Tesoura

* Agulha  e linha para fazer o caseado (meada)

* Entretela termocolante (Heatnbond)

Montagem:

1. Tecidos:

Dicas: Sempre guarde todos os retalhos de tecido,eles sempre serão úteis quando se faz patchcolagem (usado para os pequenos detalhes). Como o termocolante necessita do calor do ferro para transferir a cola para o tecido, este precisa suportar a temperatura. Portanto use somente tecidos de algodão ou linho para esta técnica. Os outros tipos de tecidos mais delicados podem ser usados para as técnicas de Patchcolagem que usam apenas agulha e linha. Todos os tecidos devem ser deixados de molho antes do uso (procedimento realizado para tirar a goma e eventualmente encolher e soltar a tinta). Deixe os tecidos em um balde com água (sem sabão) por toda a noite, torça e estenda para secar. Passe o ferro e estará pronto para usar sem surpresas desagradáveis.

2. Termocolante: Use sempre o papel cola Heatnbond.

Passo a Passo:

1. O papel cola hetnbond tem duas faces, uma fosca e outra brilhante. A face brilhante é a cola. Ao copiar o molde, risque sobre a face fosca. Tente aproveitar todos os cantinhos e guarde o que sobrar em um potinho ou envelope,pois será aproveitado nos pequenos detalhes.

2. Copiado o desenho, recorte (com a tesoura para papel) deixando alguns milímetros de margem. Coloque o papel cola com a parte brilhante sobre o avesso do tecido escolhido.Muita atenção!!!face brilhante sobre o avesso!!!Se você fizer o contrário vai encher seu ferro de cola.

3. Passe com ferro quente seco, SEM VAPOR, até o momento em que levantando uma pontinha você perceba que a cola passou para o tecido (ele vai ficar brilhante).

Muito cuidado para não queimar. Se o papel amarelar, a cola perde o efeito.

4. Assim que colar,recorte o tecido na linha do risco.

5. Retire o papel cola com cuidado para não desfiar o tecido.

6. Sobreponha os tecidos já recortados com a cola (parte brilhante) para baixo, montando com cuidado o molde que você recortou.

É preciso ter muita atenção e cuidado ao sobrepor cada uma delas.

7. Cole as todas as partes que compõe o molde com o ferro bem quente,até que os tecidos fiquem perfeitamente colados uns nos outros.

Dê pequenas “pancadinhas” com o ferro! Obs: (não passar o ferro; para não correr o risco das partes se moverem (depois de coladas, não tem como remover a aplicação).

8. Após colar os tecidos; faça o caseado com linha de meada em volta de todas as partes da aplicação. Ele serve como efeito decorativo e evita que o tecido desfie!!!

fonte: http://professoraiclea.blogspot.com/2010/12/para-professora-fazer-nas-ferias.html

  
onde encontrar mais informações e moldes:
http://patchcolagem-aplique.blogspot.com/2009/09/passo-passo.html
http://minhacasameumundo.blogspot.com/
http://www.patternbee.com/MENU.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário